sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Posso Cancelar um Pix? O que fazer em caso de fraude?

Foto: InvestNews
Pagamentos via Pix, você pode ter feito várias transações, mas pode não saber como elas funcionam. Você não está sozinho. Uma variedade de novas opções de pagamento está se tornando mais comum no Brasil, e é importante se familiarizar com o modo como os pagamentos são “instantâneos” ou, de maneira mais geral, como funcionam os pagamentos em Pix. E o principal: saber se é possível cancelar um Pix, especialmente em caso de fraude.


O que acontece quando uma pessoa inicia uma transação por meio de uma instituição financeira no mundo dos pagamentos via Pix? Nos bastidores, as coisas podem ficar um pouco complicadas, então vamos ver o que acontece quando Jéssica faz um pagamento de R$ 300 para seu faz-tudo, Carlos.

Início
Para pagar Carlos, Jéssica se conecta com seu banco. Ela faz login em seu aplicativo bancário móvel para configurar um pagamento de R$ 300 para Carlos por seus serviços de faz-tudo. Jéssica seleciona a conta que deseja usar para o pagamento e preenche o valor do pagamento e a conta de Carlos ou outras informações de identificação, como o número do celular ou e-mail que ele associa à conta no banco.

Autorização
Depois que Jéssica inicia essa solicitação de pagamento, o banco de Jéssica confirma que sua conta tem fundos para cobrir a transação de R$ 300. Uma vez confirmado, o banco retira o dinheiro de sua conta e envia as informações de pagamento para o banco de Carlos, usando um sistema de pagamentos mais rápido, o Pix. Nesse ponto, Jéssica não pode mais fazer alterações na transação.

Transmissão
O banco de Carlos recebe e valida a mensagem de pagamento.

Finalização
Depois que o banco de Carlos confirma a transação, ele notifica o banco de Jéssica por meio do sistema de pagamentos Pix que aceita a transação e credita a conta de Carlos com os R$ 300.

Recibo
Momentos após o início da transação, Jéssica recebe uma notificação de seu banco informando que o pagamento para a conta de Carlos foi concluído. Carlos também recebe um aviso de seu banco de que tem R$ 300 em sua conta e decide usar esses fundos imediatamente para pagar seu fornecedor.

Se você é novo em pagamentos instantâneos como o Pix, educar-se não precisa ser opressor. Embora existam muitas partes móveis, começar com o básico pode fornecer uma boa visão geral de como tudo funciona.

Pix como solução financeira

Os pagamentos instantâneos apresentam alguns desafios únicos. É possível cancelar um Pix? O que fazer em caso de fraude?
Instituições financeiras do Brasil de todos os portes podem usar o Pix para criar e oferecer soluções inovadoras de pagamento instantâneo a seus clientes, criando maior satisfação e fidelidade do cliente e ganhando força competitiva em um cenário de pagamentos em constante mudança.

Posso cancelar um Pix?
Há muito o que amar no Pix. Os consumidores se beneficiam de maior flexibilidade e transparência no status do pagamento; as empresas se beneficiam de um melhor fluxo de caixa e gerenciamento de dinheiro; e as instituições financeiras se beneficiam de novas soluções que lhes permitem atender melhor seus clientes.

Embora muitos possam se beneficiar de pagamentos instantâneos, como acontece com qualquer tipo de pagamento, existe o potencial de fraude. Mas algumas características do Pix podem aumentar as preocupações com fraudes.

Vamos começar com uma compreensão básica das formas mais comuns de ocorrência de fraudes envolvendo Pix. Cenários de fraude relevantes para outros tipos de pagamento também podem ocorrer em pagamentos instantâneos.

Embora propensos a tipos de fraude semelhantes aos de outros tipos de pagamento, o Pix apresentam alguns desafios únicos devido à sua velocidade e irrevogabilidade.

Com a maioria dos tipos de pagamento, um cliente pode cancelar um pagamento feito incorretamente antes de ser processado. Por outro lado, quando um pagamento por Pix é concluído em questão de segundos e, por ser irrevogável, o pagador não pode cancelar a transação.

Além disso, o beneficiário pode retirar os fundos imediatamente. Quando o malfeitor é o beneficiário, essas características tornam mais difícil detectar e interromper o pagamento em uma transação fraudulenta de pagamento instantâneo antes que o malfeitor já tenha sacado os fundos.

Formas de minimizar a fraude por Pix
Independentemente do tipo de pagamento, no entanto, as ações que podem ser tomadas para combater a fraude são consistentes e envolvem várias camadas de proteção, incluindo as medidas de segurança incorporadas aos próprios sistemas de pagamento, bem como aquelas incorporadas aos sistemas das instituições financeiras participantes.

Com relação ao Pix, as instituições financeiras devem considerar uma abordagem holística para combater a fraude, especialmente nos casos em que as soluções e processos de fraude existentes podem ser baseados em processamento em lote ou intervenção manual.

Uma análise de processos, tecnologia, treinamento de pessoal e abordagens para a educação do cliente pode ser benéfica para identificar oportunidades de melhoria.

Como evitar cair no golpe do Pix

Como evitar cair no golpe do Pix
Nunca responda a e-mails suspeitos, abra anexos ou clique em hiperlinks embutidos neles. Verifique o endereço de e-mail do remetente para observar qualquer irregularidade passando o mouse sobre ele.

Adote uma política de contato de “confiança zero”. As instituições financeiras nunca solicitarão informações de login por telefone, e-mail ou mensagem de texto.
Use senhas fortes e exclusivas para contas diferentes.
Habilitar alertas para transações de suas contas; isso permite que você fique de olho nas transações. Enquanto você está fazendo isso, verifique suas informações de contato com suas instituições financeiras.

Em caso de empresas, treine os funcionários para verificar a origem (por exemplo, um fornecedor ou cobrador) de uma solicitação e quaisquer alterações nas contas de pagamento usando um número de telefone conhecido do solicitante.

 Implemente a dupla aprovação para determinados tipos de pagamentos; isso pode introduzir uma pausa e um processo de validação antes de enviar fundos.

Banco Central e as ferramentas para combater a fraude
Além do que as instituições financeiras e os usuários finais podem fazer para evitar fraudes no Pix, o Banco Central está tomando medidas para apoiar esses esforços de várias maneiras.

Primeiro, o Pix fornece uma linguagem comum para classificar fraudes. O setor de pagamentos pode usar esse modelo para entender melhor as tendências de fraude atuais e emergentes em vários tipos de pagamento, o que pode ajudar o setor a refinar as abordagens para combatê-lo.

Em segundo lugar, o Pix fornece ferramentas para auxiliar as instituições financeiras participantes em seu papel como a principal linha de defesa contra transações fraudulentas. De acordo com um aviso do Banco Central, os recursos de segurança do Pix incluem:

A capacidade de uma instituição financeira estabelecer limites de valor de transação com base no risco.
A capacidade de especificar certas condições sob as quais as transações seriam rejeitadas, como por número de conta (uma “lista negativa”).

Assinatura da mensagem, que validará que o conteúdo da mensagem não foi alterado ou modificado.
Recursos e funcionalidade de relatórios, incluindo relatórios sobre o número de mensagens de pagamento que foram rejeitadas com base nas configurações de uma instituição financeira participante.

O Banco Central está explorando outros recursos que podem ser disponibilizados como parte de lançamentos futuros do Pix para auxiliar os participantes no gerenciamento do risco de fraude, incluindo, por exemplo, limites de valor que podem ser adaptados para determinados usos, valor agregado ou limites de volume para períodos específicos (por por exemplo, por dia útil) e/ou monitoramento centralizado executado pelo Pix, como funcionalidade que utiliza métodos estatísticos avançados e padrões históricos para identificar pagamentos potencialmente fraudulentos.

Conclusão
Aqui estão algumas das principais conclusões deste artigo:

Todos os tipos de pagamento enfrentam o risco de fraude.
O Pix representa desafios únicos no combate à fraude porque é imediato e irrevogável. Ou seja, não se pode cancelar um Pix depois de ter feito a transação.

Indivíduos, empresas, instituições financeiras e provedores de tecnologia podem combater a fraude do Pix da mesma forma que combatem a fraude de outros tipos de pagamento, mas é aconselhável revisar e ajustar essas medidas de acordo com as características do Pix.

O BC oferece recursos úteis adicionais para combater fraudes no sistema.

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Trabalhar sem carteira assinada pode solicitar o auxílio-doença?

Foto: Guia do Estudante
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atende hoje cerca de 38 milhões de pessoas, entre aposentados, pensionistas e beneficiários de outros auxílios. Um dos principais benefícios da Previdência Social destinado aos trabalhadores é o auxílio-doença.


O pagamento é feito quando o trabalhador precisa se afastar de suas atividades laborais após ficar incapacitado, seja por razão de doença ou de acidente. Ele é diferente do auxílio-acidente, pago quando o cidadão ainda tem condições de trabalhar.

Outra diferença entre eles é que o auxílio-doença exige carência mínima de 12 meses, exceto em casos de doenças graves ou acidentes. Já o auxílio-acidente pode ser solicitado a qualquer momento após o ocorrido.

É necessário ter carteira assinada?
Uma das dúvidas mais comuns sobre o benefício é sobre a necessidade de trabalhar em regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) para recebê-lo. Afinal, o auxílio-doença é exclusivo para trabalhadores com carteira assinada?

Primeiro, é preciso entender que todos os funcionários filiados à Previdência Social que precisam ficar afastados do trabalho por mais de 15 dias podem solicitar os pagamentos. A exigência principal é estar na qualidade de segurado, tendo contribuído com o INSS por pelo menos 12 meses (observadas as exceções mencionadas acima).

Em outras palavras, qualquer segurado do INSS pode solicitar o auxílio-doença, seja ele empregado em regime CLT (incluindo doméstico), trabalhador avulso, contribuinte facultativo, microempreendedor individual (MEI) e de outras categorias contribuintes.

Como solicitar o auxílio-doença
O pedido do auxílio-doença pode ser realizado no site ou aplicativo Meu INSS, ou pelo telefone 135. Quem escolhe solicitar pela internet precisa criar uma conta no portal gov.br.

A concessão do benefício depende do resultado de uma perícia médica, momento no qual o segurado deve apresentar laudos médicos, receitas de medicamentos, atestados e outros documentos que comprovem sua condição de saúde. Se o pedido for negado no âmbito administrativo, o beneficiário tem a opção de recorrer à Justiça para garantir seu direito.


Colocar o CPF na nota fiscal ajuda a aumentar o score? Veja algumas dicas!



Descubra de uma vez por todas se o uso do CPF no cupom fiscal de uma compra ajuda a melhorar sua reputação no termômetro da Serasa.

Durante uma compra, é comum ouvir a seguinte pergunta: “Deseja incluir o CPF na nota fiscal?”. O questionamento tornou-se bastante comum após governos estaduais darem início a programas de combate à sonegação de impostos. No geral, ao colocar o CPF na nota, o consumidor passa a concorrer a prêmios e outros tipos de vantagens.
Dentre esses benefícios, muitos acreditam que a medida ajude a aumentar o score de crédito na Serasa. Mas será que isso realmente acontece? Veja a seguir o que diz o órgão de proteção ao crédito em relação a isso.

CPF na nota aumenta o score de crédito?
De antemão, é necessário esclarecer que não existe nada que comprove que o registro do CPF na nota fiscal funcione como um fator para o cálculo do score de crédito. Dito isso, nenhum órgão de proteção, a exemplo, o SPC e Serasa, recorrem ao uso da nota fiscal para melhorar a pontuação do score de uma pessoa.

Por outro lado, existem certas atitudes que contribuem para o aumento do termômetro do bom pagador. Para quem não sabe, a pontuação, que vai de 0 a 1.000, tem o intuito de avaliar o risco de crédito que uma pessoa representa no mercado. Ou seja, se ela consegue pagar uma dívida ou não.
Tendo em vista que, para definir a pontuação de alguém são analisadas débitos vencidos, histórico de atrasos, pagamento em dia de contas, dentre outros fatores, a principal dica para quem quer aumentar o score de crédito é não atrasando nenhuma dívida (seja fatura do cartão, financiamento da casa, empréstimo, etc).

Além disso, caso o nome esteja sujo, fator que prejudica a subida do score, a sugestão é que o consumidor regularize sua situação o quanto antes. Mas atenção: após limpar o nome, pode levar um tempo até que o nível de confiança das empresas volte como antes. Por isso, evite que o seu nome entre para a lista de negativados.

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Você sabia que tem direito a muito CASHBACK com CPF na nota

Foto: Renova Invest
Com certeza você já ouviu a seguinte pergunta “CPF na nota?” ao realizar uma compra no comércio brasileiro. A ideia da medida é incentivar que o pagamento de impostos da empresa e do próprio consumidor seja feito corretamente, ofertando diversos prêmios em dinheiro para os clientes que informarem o número na nota fisca


Usar o CPF pode ser uma boa
É por isso que um estado específico está devolvendo um alto valor para os seus moradores que são adeptos à opção. De acordo com um levantamento realizado pela Secretaria Estadual da Fazenda do Paraná, os R$ 108,3 milhões da Nota Paraná podem ser resgatados por contribuintes com saldo superior a R$ 25.

Esse é o valor mínimo para as transferências a partir da conta do programa.

Qual valor a ser resgatado pelo consumidor?
Um levantamento realizado informa que cerca de 1,3 milhões de contribuintes têm um saldo que está acima disso. Desse total, 1,2 milhão de pessoas têm direito ao resgate de créditos entre R$ 25 a R$ 200, enquanto outras 76 mil podem ter acesso a algo entre R$ 200 e R$ 2 mil. Já para 1,2 mil cadastrados, os valores ultrapassam os R$ 2 mil.

Em resumo, a inscrição do CPF na nota fiscal é um direito de todos os consumidores em todos os comércios. Em alguns estados, como o Paraná, diversos benefícios são ofertados apenas por meio dessa simples ação. Com a inserção do número na nota, o consumidor pode receber parte do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado sobre o produto e concorre a prêmios mensais em dinheiro.

No geral, o Paraná sorteia R$ 5 milhões por mês, com quantias que vão de R$ 50 a R$ um milhão. Ao longo dos oito anos da iniciativa, o total de créditos devolvidos de ICMS e prêmios já ultrapassa os R$ 2,8 bilhões.

Como concorrer aos prêmios?
Para concorrer aos prêmios sorteados, basta realizar o seu cadastro no site da Nota Paraná e clicar na opção “Cadastre-se”. Para isso, será preciso preencher a ficha com os seus dados pessoais, como CPF, data de nascimento, nome completo, CEP da residência e coisas do tipo, então, deve criar a sua senha pessoal.

Já para os sorteios do Paraná Pay, o consumidor precisa estar previamente cadastrado na Nota Paraná e concordar com os termos de uso dos créditos e prêmios. Basta acessar o perfil do usuário no site ou no aplicativo e clicar em “concordar”.

Saiba como aumentar o limite do cartão de crédito do Nubank em poucos Minutos

Foto: Remessa Online
O Nubank quer facilitar a vida dos clientes que não conseguem aumentar o limite do cartão de crédito, seja porque estão com o nome sujo, o score baixo ou possuem um histórico financeiro limitado. Para isso, o banco digital anunciou uma nova função em seu aplicativo.


Com essa opção, qualquer pessoa com um cartão da instituição financeira pode conquistar um limite de até R$ 5 mil em apenas alguns minutos. Entenda a seguir como funciona essa novidade.

Aumentar limite manualmente
A carteira de usuários do Nubank é bastante diversificada, por isso, o banco precisa estar sempre em busca de novas soluções, produtos e serviços diferenciados. Para quem não consegue aumentar o limite do cartão, a solução é permitir que o cliente ofereça uma espécie de garantia de pagamento.

É bem simples utilizar o recurso: basta depositar o valor desejado em sua conta digital, reservar a quantia como limite e utilizá-la como quiser em compras no cartão de crédito. Após o fechamento da fatura, é só pagar o documento para ter o valor liberado.

Depois de quitada a dívida, o valor reservado é liberado novamente para ser usado como limite ou pode ser transferido de volta para a conta digital. Lembrando que é possível pagar a fatura com o próprio saldo reservado, mas, neste caso, o usuário fica sem limite novamente.

Como construir limite
Elevar a margem disponível no cartão de crédito para até R$ 5 mil é bem simples, veja como:

Acesse o aplicativo do Nubank;
Escolha o valor desejado;
Faça um depósito na conta digital;
No menu de cartões, toque na opção “Reservar valor como limite” e confirme;
Utilize o valor em suas compras;
Pague a fatura e libere o limite de novo.

Compensa usar?
Em seu blog, o Nubank afirma que o objetivo do recurso é conhecer melhor o consumidor para que, futuramente, possa oferecer um limite pré-aprovado. “O objetivo é justamente te conhecer melhor e entender como você se organiza para poder te dar limite no futuro”, afirma.

Assim, a função para reservar limite vale a pena para os clientes que querem desenvolver um relacionamento com o banco e mostrar que são bons pagadores, aumentando suas chances de ganhar limite pré-aprovado.

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Receita Federal realiza leilão de itens apreendidos em Viracopos; Saiba como Participar

Foto: InfoMoney
No dia 30 de maio, a Receita Federal realizará um leilão de itens apreendidos e abandonados no aeroporto de Viracopos, localizado em Campinas (SP). Os lances aos 131 lotes começam em R$ 100 reais e incluem itens de segmentos diversos.


Entre eles, há produtos de informática, vestuário, peças de aeronave, acessórios para celular, instrumentos musicais, bijuterias, bicicletas, entre outros. Apesar dos lances começarem em R$ 100, eles chegam até R$ 299.800.

Como em outros leilões da Receita, os itens serão vendidos em lotes, e não de forma individual. As propostas devem ser enviadas até às 21h do dia 29 de maio, uma segunda-feira. O leilão será realizado exclusivamente de forma eletrônica, e tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem participar.

Como participar do leilão de itens apreendidos e esquecidos em Viracopos?
Segundo a Receita Federal, os interessados devem cumprir determinados requisitos. É necessário possuir um certificado digital, além de uma certidão negativa ou positiva com efeitos de negativa de débitos relacionados a tributos federais válida na data do leilão.

As mercadorias podem ser conferidas nos dias 19, 22 e 26 de maio. É possível visualizar os itens pessoalmente no aeroporto de Viracopos, seguindo o endereço indicado abaixo, ou por meio de chamada de vídeo via WhatsApp. O edital e a lista de mercadorias podem ser consultados no site da Receita, por este link.

Para visualizar os produtos online:

Horário: das 8h às 12h
Agendamento: através do telefone (19) 3725-5297
Duração: até 50 minutos
Observação: é possível agendar mais de um horário, desde que haja disponibilidade

Para visualizar os produtos pessoalmente:

Horário: das 13h às 17h
Local: Armazém de Mercadorias Apreendidas, Aeroporto de Viracopos – Rodovia Santos Dumont, km 66
Agendamento: através do telefone (19) 3725-5297
Duração: até 120 minutos

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